Olá!!!

Sejam bem-vindos ao nosso blog que tem o objetivo de divulgar o projeto de monitoria e construir experiências que enriqueçam a prática pedagógica. Ele se destina a colegas educadores que desejem implantar projeto de monitoria nas classes em que lecionam, para que tomem conhecimento da nossa experiência, e também para compartilhar experiências com educadores que tenham implantado esse projeto, seus resultados, desafios e estratégias para superá-los. Além disso, destina-se como canal direto com ex-alunos que participaram do projeto.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nosso projeto


Projeto Monitoria

Prof. Maria do Carmo de Andrade Nascimento

1. Introdução

A sociedade contemporânea demanda cada vez mais que as pessoas tenham uma formação que os contemple integralmente enquanto ser humano. Em vez de transferir conhecimentos, nota-se a necessidade de compartilhamento de informações e produção colaborativa.

2. Justificativa

A intenção de trabalhar com MONITORIA é tentar construir uma cultura de cooperação dentro da sala de aula, através de mudanças de atitudes e conscientização de importância do grupo na construção do conhecimento. Além de aprender a conviver com as diferenças, gerenciando conflitos, melhorando as relações humanas e oportunizando ficar atento aos seus sucessos e fracassos. São trabalhados de maneira COOPERATIVA os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, desenvolvendo assim nos discentes responsabilidades consigo e com o outro e principalmente aprendendo a aprender e a conviver.

3. Fundamentação Teórica

Projetos de monitoria, embora mais comuns no Ensino Superior, ainda são raros no Ensino Médio. Com isso, deixa-se de lado uma oportunidade de enriquecimento da prática pedagógica, de valorização da auto-estima dos alunos. Como constatam BEZERRA et.al. (2008) após a realização de um projeto de monitoria, há uma grande contribuição para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, e uma melhor compreensão dos objetivos e da importância das disciplinas para seus repectivos cursos, além do mais, tem auxiliado a desenvolver no que diz respeito ao monitor, tanto no âmbito pessoal, melhorando o seu relacionamento com os demais alunos, quanto no profissional, proporcionando um maior conhecimento dos conteúdos inerentes a disciplina (BEZERRA et.al., 2008).
O trabalho com monitoria em sala de aula, principalmente no que se refere à Matemática, que é uma disciplina que carrega o estigma de ser uma das mais difíceis, estruturado na lógica da produção colaborativa, isto é, “processo criativo coletivo, ela tem como resultado obras em constante construção e evolução, passíveis de serem adaptadas ou aperfeiçoadas de acordo com as necessidades de cada um (SERPRO, 2008)”, consegue trazer para a sala de aula uma nova concepção de aprendizagem, que busca a formação integral, a autonomia no processo de construção do conhecimento.


4. Objetivos

- Desenvolver o interesse pelo seu próprio processo de aprendizagem e do colega, aumentando a sua auto-estima e valorizando-o como sujeito protagonista de sua história e do seu grupo.
- Explorar o potencial de cada aluno para favorecer a apropriação do conhecimento respeitando a opinião do outro, interagindo com o diferente e aprendendo a compartilhar.
- Analisar, interpretar e valorizar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e nas atividades do dia a dia, aprendendo a aprender, experimentando, argumentando e principalmente tomando decisões.
- Buscar informações, analisando, selecionando, compreendendo os erros e com isso construir conceitos e novos modelos de comportamento.
- Participar de diálogos, sendo avaliados pelo professor e também fazendo sua autoavaliação, com o objetivo de aproximá-los dos conhecimentos a serem adquiridos.
- Saber ouvir e respeitar a opinião do outro.
- Promover um melhor relacionamento entre os componentes do grupo e entre os grupos.

5. Metodologia

- Atividades diagnósticas para selecionar MONITORES com habilidades e competências de liderar e orientar os colegas numa aprendizagem compartilhada.
- Formação de grupos com 5 a 6 componentes com um monitor e um suplente cada grupo.
- Reuniões mensais com os monitores enfatizando valor dele no grupo e grupo como um todo.
- Estudo de textos e lemas trabalhando os valores de cada um como cidadão.
- Aulas expositivas dialogadas para explanação dos conteúdos pelo professor ou pelos alunos (após pesquisa).
- Atividades socialiazadas em grupo com intervenção de todos componentes, principalmente do monitor ( sendo acompanhado pelo professor).
- Sorteio de um componente de cada equipe para resolver questões/ problemas no quadro valendo pontuação para todo o grupo.
- Jogos e oficinas como excursões nos conteúdos do 1º grau.
- Seminários.

6. Avaliação: Grupo/ individual

- Organização dos grupos do início ao término das aulas.
- Cooperação e interrelação (ajudando o colega a aprender).
- Pontualidade nas aulas e nas atividades.
- Interesse nas atividades realizadas.
- Expressão oral de todos componentes ao resolver questões e socializar aprendizagem.
- Pesquisa para casa sendo socializado no grupo com apresentação para todos.
- Lista de revisão individual, corrigido pelo monitor e logo após atividades diferenciadas trabalhando os erros.
- Lista de revisão em grupo, logo após cada componente resolve uma questão individual, sendo nota do grupo a média das notas dos componentes.
- Somatório de todos os itens acima formando a nota da equipe como um todo.
- O componente que estiver com tudo positivo manterá essa nota (no máximo 7,0) sendo abatido 0,5 ponto de cada negativo dentro os itens avaliados
- Auto-avaliação e hetero avaliação.
- Será feito uma avaliação individual no final da unidade com todo conteúdo trabalhado, valendo o que falta para completar 10,0. Haverá variação de 3,0 a 6,0 conforme atuação de cada um no grupo.

7. Indicadores de aprendizagem

- Engajamento do aluno no grupo, aceitando o diferente.
- Participação ativa e constante nas aulas e nas atividades desenvolvidas.
- Motivação para dar prosseguimento a própria formação de forma contínua e autônoma.
- "Sensibilidade para acolher o outro com suas diferenças, desenvolvendo a auto-estima e a autoconfiança, aumentando a interação entre todos envolvidos no processo.
- Diminuição significativa de reprovação nas unidades.
- Diminuição de evasão/ o grupo e estimulando a buscar e investigar o porquê das faltas dos colegas.

8. Plano de ação
  • Análise de textos para conscientização do grupo:
    - Dengue - enfatizando que a falta de compromisso de poucos prejudica o todo ( recorte de jornais e revistas).
    - Eu tenho valor - Todos são importantes no grupo.
    - Participe- Juntos transformamos realidades.
    - Amigo- ajudar o outro a progredir.


Pirâmide de aprendizagem


- Círculo da Tolerância – bons sentimentos
- Semeadura e colheita - colho o que semeia
- O caso de Miguel – evitar julgar o colega
- A carroça vazia-
- Ofensas: Quem sai mais prejudicado?
- O laço e o abraço
A sabedoria do não reagir

  • Construção dos lemas da turma - Mensagem que norteia nossos trabalhos durante a semana, que fica a cargo das equipes e da professora. Esses lemas são analisados e internalizados durante a semana.


Referências
http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area4/4CCADCFSMT05.pdf
http://www.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/Tema/tema_193/materias/producao-colaborativa-caminho-para-a-informatica-publica

4 comentários:

  1. Carminha, parabéns pelo blog. Conheço superficialmente o seu projeto, mas agora tenho a oportunidade de aprofundar as discussões. Porém, sei que acredita no que está fazendo (monitorias) e dará certo para transformarmos as aulas no Poli.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Carminha... visitar seu blog é uma vitória também para mim que sou sua companhia de trabalho e uma aprendiz na vida..
    Sucesso...
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. OLÁ EU SOU ELIZANE DO 1A MATUTINO E EU ESTOU FAZENDO A MINHA AUTO AVALIAÇAO DE GRUPO

    TRABALHAR EM GRUPO É MUITO LEGAL ,PQ EU APREDI MAIS UM POUCO,NOS LEMAS,ATIVIDADES DE CALCULOS, COMO A DO BARALHO E ETC;
    E TAMBEM TRABALHAR EM GRUPO E MUITO BOM PQ É UM AJUDANDO O OUTRO,AIR A PESSOA SE ESFORÇA MAIS PQ TEM UNS QUE VAI PRA O COLEGIO SO PRA IR,NÃO PRESTA ATENÇAO NA AULA FICA PASSEANDO NO PATIO DA COLÉGIO E ACABATIRANDO NOTAS BAIAS E ACABA NAO APRENDENDO NADA, E QUANDO TIRAR AS NOTAS BAIXAS VAI SE AQUEIXAR DO PROFESSOR;MINHA AUTO AVALIAÇÃO TERMINA POR AQUI,.
    BJSSSSS DE SUA ALUNA ELIZANE

    ResponderExcluir
  4. Olá !! gostei do seu projeto e ano passado trabalhei com monitoria em algumas salas e obtive bom resultado , este ano estou querendo melhor essa pratica epor isso estou buscando experiencias , posso utilizar o seu projeto nas minhas aulas ? é claro que com algumas modificações em alguns pontos .

    Grata,

    Rita

    ResponderExcluir